Pet shop online: veja como ter sucesso no empreendimento

Pet shop online: veja como ter sucesso no empreendimento

Em recente censo, o IBGE concluiu que, no Brasil, há um animal para cada duas pessoas. O país também tem o segundo maior mercado de pet shops do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, e está em franco crescimento. Em 2014, o setor de animais de estimação cresceu 10%, bem mais do que o PIB, que cresceu 0,1%. Isso porque os pets são, hoje em dia, considerados como membros da família, e recebem muito carinho e atenção. Casais sem filhos e pessoas que moram sozinhas encontram no animal de estimação uma boa companhia e, por isso, adoram mimá-los. Casais com filhos também veem os pets como companheiros das crianças, além de ser mais uma alegria para a casa.

Apesar de todo esse crescimento, apenas 0,4% do mercado está presente no e-commerce. A grande maioria dos pet shops não possuem site ou mesmo uma página no Facebook, acredita? Essa condição faz com que o mercado on-line seja bastante promissor para aqueles que decidem se aventurar.

Você, que é veterinário ou dono de um pet shop, já pensou em expandir seus negócios para a internet? Preparei algumas dicas sobre como ter sucesso nesse empreendimento. Acompanhe!

Comece pelas redes sociais

Se você ainda não se sente seguro para investir em uma loja on-line, comece pelas redes sociais. Facebook, Twitter e Instagram são gratuitos e oferecem ótimas oportunidades para a divulgação da sua loja. Crie um blog em que você possa escrever sobre assuntos interessantes e divulgue esse conteúdo nas redes. Você pode dar dicas sobre como cuidar dos animais, dar banho, tosar em casa, entre outros assuntos. Não se preocupe com a questão “se eu ensinar meu trabalho, as pessoas farão em casa e não virão na loja”. Pelo contrário, esse tipo de conteúdo gera atenção e engajamento, o que atrai mais público e possíveis consumidores.

As redes sociais tornam o contato com o público bem próximo. Por isso, sempre responda às dúvidas que surgirem em seus perfis, e mantenha-os sempre atualizados. A falta de atividade na rede social passa uma imagem de que você não se importa com seus seguidores e pode prejudicar seu negócio.

Hoje, existem até redes sociais para os próprios bichinhos, onde eles têm perfil, amigos, participam de comunidades, postam fotos e escrevem blogs! Se os bichos estão na internet, por que você, dono de petshop, ainda não está?

Invista na loja virtual

O trânsito e a falta de tempo são duas das razões para que as pessoas prefiram fazer compras no conforto do seu lar. Isso inclui os seus clientes em potencial, que pesquisam produtos para seus animais na internet. Por isso, ter uma loja on-line aumenta não só as chances de venda dos seus produtos, como também o movimento de pessoas na loja física.

O principal chamariz da loja virtual é o site. O layout deve ser organizado e intuitivo, possuir fotos nítidas e com boas descrições dos produtos vendidos. Vídeos explicativos e banners são ótimos para anunciar ofertas e alavancar as vendas. É altamente recomendável que você também tenha um canal para atendimento on-line, para ajudar o cliente com qualquer dúvida durante a compra.

Feche parceria com seus fornecedores já existentes e agregue outros para suprir a demanda de pedidos. Faça o mesmo com desenvolvedores de sites e agências de marketing digital, além de veterinários e especialistas na área para gerar conteúdo.

Vá até o consumidor

Todos nós sabemos que os serviços mais procurados nas lojas físicas para animais é o de banho e tosa. No entanto, as pet shops online raramente oferecem essa opção, o que limita sua atuação e faz com que ela perca clientes. Uma pet shop online pode se diferenciar da concorrência, oferecendo esse serviço em domicílio. Isso pode ser feito de duas formas: contratando pessoal competente e comprando equipamento para o trabalho ou fazendo parcerias com empresas locais que já atuam com banho e tosa e então receber comissão por indicação. Mas tome cuidado! Lembre-se que alguns serviços só podem ser oferecidos sob a supervisão de um veterinário.

Fique atento ao seu cliente

Ficar atento ao seu cliente é sempre uma boa ideia. No caso de uma pet shop online, isso pode ser ainda mais importante. Especialmente se o seu público-alvo ficar em uma grande cidade, os prédios devem ser mais numerosos do que as casas, o que indica a existência de uma maior quantidade de animais de pequeno e médio porte. Isso ajuda a direcionar seus produtos e serviços: de que adianta investir pesado em coleiras e roupas para um São Bernardo se o que você vai encontrar é um número muito maior de shi tzus e yorkshires?

Faça uma pesquisa na região na qual pretende atuar: mesmo vendendo pela internet, ter foco em uma região específica pode ajudar na hora de montar um estoque mais eficiente, uma logística mais adequada de entrega e a conseguir maiores possibilidades de fidelização.

Criatividade é tudo

Você pode criar alguns dispositivos interessantes no seu site para atrair e prender a atenção do seu cliente. Que tal um mecanismo que mande um alerta para o dono do animal, avisando que a ração já está acabando? Ou um calendário que lembre que o dia do próximo banho ou tosa já está chegando?

Fazer isso não é difícil: basta ver a média de consumo de cada bicho ou o tempo de intervalo estipulado para os serviços de higiene. Com o histórico do consumidor no seu site, você conseguirá estipular em quanto tempo aquele mesmo cliente terá de fazer uma nova compra ou serviço.

Contemple todas as classes sociais

O poder de compra das classes C e D aumentou consideravelmente nos últimos anos, bem como o seu acesso à internet. Portanto, para ter uma pet shop online de sucesso, você deve ter opções para todos os gostos e bolsos. Pode valer mais a pena vender uma grande variedade de itens de menor valor que apostar em poucos produtos que custam muito, por exemplo.

Uma ideia é adquirir também rações mais baratas e não só as premiuns. O mesmo para acessórios: você pode oferecer desde presilhas descartáveis até coleiras e equipamentos mais caros. Organize bem seu estoque, tenha uma boa logística de entrega, desenvolva uma plataforma confiável: conquistar esse consumidor pode trazer excelentes lucros ao final do mês.

Melhore seu relacionamento com o cliente

Melhorar o relacionamento com o cliente é uma ótima ideia para qualquer empreendimento. E o público-alvo de uma pet shop online não costuma ser dos menos exigentes: eles esperam todo o cuidado do mundo com seu animal de estimação e já partirão do pressuposto de que você entenda muito bem sobre o assunto. Portanto, não deixe de demonstrar isso na própria comunicação do site: tenha uma boa descrição dos produtos, crie banners e a melhore a forma de apresentar novidades e ofertas. Dicas de cuidados com os bichos e de uso dos produtos ou serviços também são uma excelente alternativa.

Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a nova tendência para empresas que querem destaque no mercado, mas não podem investir grandes quantias para atrair o público. Ele consiste, basicamente, na criação de conteúdo atrativo para seu público-alvo, como um blog com artigos sobre produtos e serviços para os animais de estimação, distribuição de e-books, assinatura de newsletters e campanhas de e-mail marketing. São ações essenciais e praticamente diárias para que você consiga oferecer as propostas de valor para seu cliente e possa, dessa forma, fidelizá-lo de maneira natural e sólida.

Seja organizado

Como agora a quantidade de clientes irá aumentar vertiginosamente, você precisará de um melhor controle do seu negócio. Uma excelente maneira de fazer isso é através do uso de programas de gestão, onde você consegue fazer o controle de estoque, de finanças e interagir com seus clientes.

Então, está pronto para montar seu pet shop on-line? Tenho certeza de que, seguindo essas dicas, você terá muito sucesso! Se quiser mais informações sobre o assunto, você pode baixar o meu e-book 5 razões para o seu pet shop crescer apostando nas redes sociais. Ficou com alguma dúvida? Ficarei feliz em ajudá-lo, basta deixar seu comentário!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!