Programa de incentivos: como manter a motivação da equipe?

Programa de incentivos: como manter a motivação da equipe?

Ninguém faz uma empresa sozinho! Não deve ser novidade para você o fato de que o sucesso de um empreendimento está diretamente ligado ao desempenho de seus funcionários. Para garantir uma boa performance, é importante que cada um deles esteja motivado a batalhar por seus objetivos. Uma forma de manter o engajamento de uma equipe é implantar um programa de incentivos, usando a criatividade e as dicas que trago hoje. Continue acompanhando e confira!

Plano de ação

O primeiro passo é determinar qual o objetivo do plano, para que as regras sejam transmitidas com clareza aos colaboradores. Todos precisam entender perfeitamente o que será avaliado. Por exemplo, se o programa promete premiar o colaborador com o melhor desempenho, a equipe precisa estar ciente de todos os aspectos que constituem um desempenho de excelência, de acordo com a empresa.

Toque pessoal

Os colaboradores ficarão mais motivados se perceberem o envolvimento do gestor nos detalhes, a participação dele nos incentivos. Um prêmio personalizado oferecido pelo chefe geralmente tem mais importância do que uma recompensa em dinheiro.

Sim, é interessante oferecer recompensas a equipes definidas anteriormente à divulgação do prêmio, até mesmo para incentivar uma disputa saudável entre grupos, mas é essencial que haja também ações individuais. Uma boa ideia é investir na habilidade, especialidade ou hobby de cada profissional, oferecendo um prêmio que vá diretamente ao encontro de seus interesses.

Vale lembrar que é possível motivar sem ter custos, por exemplo, reconhecendo o bom trabalho de um colaborador e fazendo elogios a ele diante dos colegas, pedindo sugestões e demonstrando como a opinião do funcionário é importante.

Há outras práticas interessantes, como proporcionar ao profissional contato com novas experiências ― cursos extras, por exemplo ― ou oferecer uma sexta-feira de folga para quem se destacar.

Cases de sucesso

Citarei aqui dois exemplos de empresas que criaram um programa de incentivos original e criativo para que você fique ainda mais inspirado:

ThinkPARALLAX

Em 2014, essa agência de publicidade da Califórnia decidiu dar a cada um de seus 11 funcionários um valor de US$ 1.500 para que fizessem uma viagem. A intenção era que fossem para um lugar que nunca tivessem ido, com o objetivo de mergulhar em uma nova cultura e encontrar inspiração, para voltarem ao trabalho criativos e cheios de boas ideias.

Nextel

Presente diversas vezes em listas de melhores empresas para se trabalhar, a Nextel possui um programa de incentivos para os colaboradores que mais contribuem para o negócio, seja melhorando o clima da empresa ou se destacando na promoção de objetivos estratégicos.

Entre os prêmios, viagens, valores em dinheiro e um cartão multicultural para ser utilizado na compra de livros e ingressos de teatros e shows. Além disso, a empresa incentiva o desenvolvimento de seus funcionários, oferecendo descontos em faculdades e cursos de idiomas.

A falta de motivação compromete o rendimento dos colaboradores, o que gera prejuízos à organização. Por isso, considero tão importante a criação de estratégias de crescimento e a necessidade de se alinhar as expectativas dos funcionários e dos empreendedores. Espero ter ajudado com boas ideias para você criar um programa de incentivos que dê ótimos resultados, com profissionais mais motivados e, consequentemente, mais produtivos.

Se você gostou das dicas de hoje, curta a página do Vouclicar.com no Facebook e fique por dentro de muitas outras como essas!

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!