Você sabe como definir a cultura da empresa?

Você sabe como definir a cultura da empresa?

Antes de tudo, você já sabe o que é a cultura organizacional? Ela pode ser chamada também de cultura corporativa, e muitas vezes é entendida como um conjunto de valores que definem a empresa: modos de pensar e agir, crenças e objetivos. Na verdade, é o que determina como a empresa trabalha, suas políticas, normas, processos, e, principalmente, como conduz seus relacionamentos com colaboradores, fornecedores e clientes.

Ou seja, a cultura organizacional determina as regras formais e informais que estabelecem o comportamento dos colaboradores no dia a dia e conduzem suas ações para o mesmo objetivo. Ela é a maneira com que todos os envolvidos com a empresa lidam com alguns pontos, tais como respeito pelas diferenças e individualidades, valorização de competências, incentivo ao crescimento profissional, obediência a legislação, formas de negociação com fornecedores, penalidades em casos de desvios, qualidade nos serviços e produtos, os padrões de atendimento ao cliente, entre outros. Todos esses fatores são responsáveis pelo patrimônio mais valioso da empresa: sua reputação, credibilidade e confiança.

Por isso, mais do que confirmar conceitualmente quais são os pilares da cultura organizacional, é necessário agir com absoluta coerência em relação aos valores definidos e deixar transparecer os princípios que realmente identificam o negócio em cada ação.

Preparei algumas dicas para que você possa definir uma cultura positiva na sua empresa e contar com o envolvimento de todos na busca de um ambiente de trabalho mais humano e mais ético. Pronto para começar?

Tenha identidade própria

Cultura não se copia. Por isso é importante definir a identidade da empresa, seus valores e objetivos e, então, aplicar esse conceito em todos os processos, políticas e comportamentos.

Construa uma equipe vencedora

Invista em bons processos de seleção e contrate as pessoas certas para cada cargo. A definição dos perfis é uma etapa importante, por isso, você precisa levar em conta não só os conhecimentos técnicos, como também o comportamento e os valores pessoais do profissional. Aposte nas diferenças e aproveite a possibilidade de desenvolvimento coletivo!

Lembre-se de que uma equipe de alto rendimento é aquela que é bem orientada e recebe feedback contínuo. Dessa forma, promova sempre oportunidades de aprendizado, delegue responsabilidades e incentive a participação em novos desafios.

Lidere pelo exemplo

A cultura da empresa precisa ser absorvida por todos os colaboradores, mas os gestores têm um papel de destaque nesse processo, pois cabe a eles dar o exemplo com atitudes diárias, demonstrando verdadeiro entusiasmo e motivação na busca dos objetivos propostos. Eles precisam deixar claro que as ações e comportamentos de todos devem estar alinhados com a cultura organizacional.

Incentive o empreendedorismo

Incentive os colaboradores a pensar como “donos do negócio”. É fundamental que todos os profissionais estejam engajados, buscando soluções para os problemas e se dedicando para o sucesso da empresa. Estimule a criatividade, valorize as boas ideias e o esforço individual e coletivo.

Integre sua equipe e comunique-se de forma clara

Invista em uma comunicação efetiva em todos os níveis da empresa. A informação é peça-chave no processo de fortalecimento da identificação dos colaboradores com a empresa. Por isso, é importante criar mecanismos que garantam o envolvimento das pessoas: reuniões gerenciais com as equipes, newsletters, e-mails, quadros de avisos e ainda jornais internos. Os colaboradores devem conhecer a fundo o mercado, os concorrentes, os produtos, os novos projetos, as estratégias de vendas e, principalmente, enxergar lógica na ações e decisões tomadas pelos responsáveis. Essa integração traz influencia positivamente o clima organizacional.

A cultura da empresa não é algo que pode ser controlada da mesma forma que se controla outros aspectos, como metas, salários e produção. Mas ela pode ser desenvolvida e cultivada por todos, através de ações vindas da gerência e da vivência e do relacionamento dos colaboradores entre si e com os seus superiores. Feita de forma correta, esse desenvolvimento gera bons frutos e garante comportamentos alinhados com os valores da empresa.

E aí na sua empresa, você se preocupa em desenvolver e cultivar uma cultura organizacional positiva? Converse comigo: deixe um comentário!

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!