Como delegar tarefas corretamente?

Como delegar tarefas corretamente?

Você é o tipo de líder pró-ativo, que sempre tem muitas tarefas e prazos a cumprir, e que adora mostrar resultados? Se você respondeu sim, talvez seja hora de refletir se essa atitude está fazendo bem à empresa e, mais ainda, a você. Não é porque você é o líder que tem que pegar todas as demandas que surgem, apenas para mostrar que sabe desempenhá-las. Você lidera uma equipe, e os membros dela existem para ajudar você a atingir os melhores resultados.

Se você tem dificuldades em delegar tarefas, não se preocupe: estou aqui para ajudá-lo. Confira as dicas que preparei para você e entenda como delegar tarefas corretamente!

Entenda que você não pode fazer tudo sozinho

Pode ser difícil para um líder aceitar que ele não é o único capacitado para realizar tarefas com sucesso dentro da empresa. Muitos têm dificuldade em delegar por acharem que, com isso, estão mostrando que são incapazes. Outros têm medo de que o funcionário mostre ser melhor do que ele em uma área, e possa vir a tomar o seu lugar futuramente. Assim, muitos líderes acabam se sobrecarregando, acumulando prazos a serem cumpridos, realizando as atividades sem dedicação, e obtendo resultados menos satisfatórios do que gostariam.

Isso gera, acima de tudo, um profissional cansado e estressado, que não tem tempo para sua vida pessoal e sua saúde, o que pode levar ao aparecimento de doenças do trabalho (como a síndrome de burnout, por exemplo), e leva ao desenvolvimento de relações interpessoais desgastadas, tanto em casa como no trabalho.

Conscientize-se de que delegar tarefas é importante

Vale a pena ressaltar mais uma vez: delegar tarefas não quer dizer que você seja incompetente! Ao contrário, quer dizer que você confia e acredita na competência do seu time. Ao dividir as demandas, você oferece para a sua equipe a oportunidade de aprender novas habilidades, de crescer profissionalmente e de se fortalecer. Isso permite que eles fiquem cada vez mais qualificados, e dá a você o tempo que precisa para se dedicar às suas próprias tarefas com empenho. Essa maneira de trabalhar, com uma divisão de trabalhos saudável e estimulante, certamente ajuda a organização como um todo a obter os melhores resultados.

Conheça sua equipe

O primeiro passo para delegar tarefas é conhecer a sua equipe. Busque entender em qual área cada membro se destaca e quais as habilidades cada um possui. Procure reconhecer quem está preparado para receber tarefas que envolvem mais responsabilidade, e treine aqueles que não estão tão preparados assim. O objetivo é construir uma equipe unida, em sintonia e vencedora!

Delegue, não ordene

A maior dica que posso oferecer é: não seja um líder autoritário, que acha que delegar tarefas é simplesmente mandar o outro fazer alguma coisa por você. Delegar envolve dividir. É preciso sentar com seu funcionário e analisar a tarefa, buscando esclarecer dúvidas. É importante garantir que ele entendeu o que precisa ser feito e que está seguro para realizar o trabalho.

É papel do líder trabalhar juntamente com a equipe, apoiando-a e motivando-a para dar o seu melhor. Mas lembre-se: se um membro da sua equipe falhar, a responsabilidade não será somente dele. Será sua também, pois foi você quem o escolheu para aquela tarefa. Por isso é tão importante saber com quem você está trabalhando e se aquela pessoa é a mais indicada para determinado tipo de serviço. Mas não se desespere! Aqui tem algumas dicas sobre o que fazer caso isso aconteça.

Acompanhe a realização da tarefa

Seu trabalho não acaba quando você delega a tarefa. Agora você terá que acompanhar a sua realização, para averiguar se o trabalho está indo no caminho certo ou se está saindo da rota. Uma boa dica para monitorar a atividade da sua equipe é usar um software de agendamento, que nada mais é do que um aplicativo que irá mostrar o passo a passo de cada tarefa: quem está fazendo o que, quando os trabalhos foram concluídos e qual o próximo passo. Um exemplo é o Asana, que ajuda no controle direto de tarefas, na criação de prazos, e conta com atualizações automáticas de status, envio de notificações por e-mail, e comentários dos membros. Esse programa é gratuito para até 30 integrantes — para uso por mais pessoas, passa a ser pago.

Dê feedback constante

Não espere a tarefa ser concluída para dizer se está boa ou não. Dê retornos constantes aos seus funcionários, para que eles saibam se estão acertando ou não. Isso significa saber dizer de forma calma, clara e pontual o que não está bom e ajudá-lo a entender como fazer corretamente. Não vá deixar chegar ao final para perceber que a tarefa não foi bem-sucedida!

Seguindo essas minhas dicas, tenho certeza de que você saberá como delegar tarefas corretamente, garantindo o sucesso da sua equipe e do seu negócio! Agora conte-me o que você achou dessa nossa conversa! Deixe seu comentário, dúvidas e sugestões para próximos temas do #ClicoResponde. Até semana que vem!

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!