Como fazer uma boa gestão de marketing sem ser especialista

Como fazer uma boa gestão de marketing sem ser especialista

Trabalhar o marketing com competência é um dos desafios de quem administra uma pequena empresa, ainda mais quando não é especialista no assunto. Como é uma área importante demais para ignorar, eu resolvi te ajudar a fazer uma boa gestão de marketing sem precisar ser um guru no assunto. Vamos lá!

Se informe sobre as melhores ações a investir

Existe uma gama imensa de ações diferentes que você pode tomar ao realizar campanhas de marketing, mas para uma boa gestão, meu primeiro conselho é: se informe sobre o que funciona melhor para o seu negócio, especificamente.

Como fazer isso? Observe o que tem dado certo e errado para a concorrência, leia sobre como funciona cada ação, bem como seu retorno financeiro e aplicação no dia a dia.

Não tente fazer tudo ao mesmo tempo

Você talvez diga “Maravilha Clico, descobri 20 ações de marketing que posso começar a executar hoje mesmo!”, o que não é de se surpreender.

Mas vá com calma: gestão de marketing é como uma receita de bolo: em vez de juntar os ingredientes de uma vez e assar de qualquer jeito, você segue uma ordem, respeita as quantidades de cada ingrediente e o tempo para assar.

Da mesma forma, não faça tudo ao mesmo tempo, mas liste as prioridades e as execute aos poucos. Assim, a sua “receita” será um sucesso.

Se concentre nas coisas que não mudam

Por mais que as tendências mudem, novos padrões surjam e jargões apareçam para assustar quem não é especialista no assunto, sempre se lembre que o objetivo do marketing é atrair pessoas.

Por isso, em vez de se concentrar em tudo que você não sabe da área, se concentre nas coisas que não mudam, como oferecer um atendimento rápido e de qualidade, e bons produtos que façam as pessoas te recomendarem. Afinal, isso também é marketing!

Se cerque de especialistas

Já que você não é especialista em gestão de marketing, procure quem seja e peça ajuda.

Essa é uma das melhores maneiras de aprender, pois mais do que ler sobre o assunto, você estará vivendo na prática e seguindo os conselhos de quem faz isso há mais tempo, e com sucesso.

Não vá sempre no mais barato

Para falar a verdade, eu mesmo gosto muito das táticas de baixo custo que trazem bom retorno, e sempre as recomendo para quem está procurando alavancar uma pequena empresa sem ter tanto capital disponível.

Mas nunca decido por usar uma dessas táticas só pelo baixo custo, mas sim porque trazem um bom custo-benefício e, principalmente, porque que é perfeitamente possível aplicá-las no cotidiano.

Acompanhe o retorno de cada investimento

Por último, acompanhe o retorno de cada investimento, por menor que seja. Só assim você vai saber o que funciona melhor e fazer os ajustes necessários na gestão da sua estratégia de marketing.

Acompanhar métricas faz toda a diferença para tomar decisões com inteligência em vez de dar palpites e trabalhar só com a intuição.

Agora, meu amigo, você já sabe tudo que é preciso para fazer uma gestão de marketing de qualidade, mesmo sem ser especialista no assunto. A melhor solução, nesses casos, é sempre se informar bem, fazer o básico e acompanhar o progresso do trabalho. Em pouco tempo você já estará realizando campanhas de sucesso!

Gostou das minhas dicas para a sua gestão de marketing? Então assine a newsletter e não perca mais nada de bom para o seu negócio!

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!