Como melhorar a retenção de talentos em sua empresa

Como melhorar a retenção de talentos em sua empresa

Atrair e reter talentos deve estar entre as prioridades de todas as empresas, independentemente do tamanho, número de funcionários ou segmento de atuação. Uma equipe qualificada e engajada aos objetivos da organização garante boas chances de sucesso e de crescimento do negócio.

Por isso, é essencial implementar ações que visem uma gestão de pessoas eficiente, que atenda as expectativas dos colaboradores, proporcionando desenvolvimento profissional, benefícios significativos e ascensão na carreira.

Quanto o assunto é retenção de talentos, é importante ter em mente que cada pessoa possui motivações próprias, princípios, valores, objetivos e perspectivas diferentes. Assim, é preciso analisar o perfil destes colaboradores, para compreender quais as melhores ferramentas para mantê-los na empresa e, desta forma, definir políticas eficazes.

Separei algumas sugestões de como melhorar a retenção de talentos dentro de sua empresa! Confira:

1. Plano de carreira

Defina um plano de carreira, mapeando todos os cargos, responsabilidades e qualificações exigidas. Desta forma, os colaboradores podem visualizar quais as possibilidades internas de crescimento profissional e como se preparar para alcançar seu objetivo.

2. Remuneração e benefícios

Estabeleça uma política de remuneração e benefícios, alinhada com o mercado. Tenha um Plano de Cargos e Salários, para que haja transparência quanto a promoções e aumentos salariais. Defina uma carteira de benefícios que de fato sejam perceptíveis aos colaboradores. Além de plano médico e odontológico, bolsas de estudo, plano de previdência privada, vale a pena tentar ser criativo e analisar outras possibilidades, como descontos em academias, livrarias e peças de teatro, por exemplo.

3. Treinamento

Invista sempre em treinamento e qualificação dos colaboradores. Esse é um ponto importante na construção e manutenção de equipes de alta performance. Avalie as necessidades, novas tecnologias e pense no aprimoramento profissional do grupo.

4. Explore o potencial

Explore o potencial dos colaboradores, propondo novos desafios e favorecendo o desenvolvimento de competências e habilidades. Crie equipes multidisciplinares, para elaboração de projetos, por exemplo. Possibilite a participação em reuniões gerenciais, peça sugestões, delegue responsabilidades.

5. Adote o hábito de dar feedback

O feedback é uma importante ferramenta para gestão de pessoas. Adote o mecanismo em todas as esferas da organização. Os gestores devem esclarecer se os colaboradores estão atendendo às expectativas da empresa, quais os pontos fortes e o que deve ser melhorado. Conversas claras e francas facilitam o relacionamento entre gestores e subordinados, criam confiança e produzem um ambiente de trabalho mais amistoso e saudável.

6. Garanta uma comunicação eficiente

Os colaboradores precisam receber informações sobre a situação da empresa, variáveis econômicas e políticas, resultados de mercado, indicadores internos, desenvolvimento de novos produtos ou serviços, perfil do consumidor e atingimento dos objetivos. Estabeleça rotinas de comunicação, através de reuniões, de e-mails, de newsletters, mas garanta um padrão e, também, o entendimento por parte de toda a equipe.

7. Estimule a troca de ideias

Estimule a troca de ideias e experiências entre os colaboradores. Muitas vezes, bons projetos ou soluções para atuais problemas surgem deste tipo de conversa. Uma equipe precisa compreender a importância de cada membro, reconhecer as habilidades e aproveitar as competências individuais. Grupos heterogêneos produzem mais e melhor, por isso as diferenças devem ser sempre bem-vindas.

8. Faça pesquisas de clima organizacional

É importante saber o que pensam os colaboradores, como se sentem hoje e quais as expectativas em relação ao futuro. Esse mapeamento pode ser feito através de uma pesquisa de clima organizacional, que irá indicar quais são os pontos positivos da empresa e, também, possibilidades de melhoria nas políticas e estratégias adotadas.

Vale ressaltar que a retenção de talentos e de bons profissionais está intimamente vinculada à valorização das pessoas. Então, pesquise sobre as melhores práticas de gestão, seja criativo e ouça sua equipe. Este é o caminho para o sucesso do negócio!

Tem outras dicas para compartilhar? Deixe um comentário!

 

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!