Contratar um parente ou não?

Contratar um parente ou não?

Apostar em um profissional de sua família é uma decisão muito mais racional do que emocional

Difícil não começar este post com mais uma adaptação clichê de Hamlet: “Contratar ou não contratar um parente? Eis a questão”. Sei o tanto de perguntas que passam pela cabeça em um momento como esse, mas podemos reduzir toda essa confusão a um questionamento muito simples, sincero e direto: você precisa daquela pessoa como funcionária?

Quando temos nossa própria empresa, bate aquela vontade louca, e até uma sensaçãozinha de obrigação, de salvar o mundo. E nada como começar esse processo ajudando aquele seu primo que veio lá do interior, cheio de vontade de trabalhar mas sem oportunidade de emprego, ou de dar um empurrãozinho na vida daquela tia que anda deprimida, garantindo que ela tenha atividade remunerada que a ajude a ver gente o dia inteiro.

Mas não é bem por aí. Se o seu desejo é fazer de sua companhia um cabide de empregos, vá e seja feliz – a escolha é sua. Contudo, se o seu objetivo for garantir a perenidade dos negócios, baseada em uma equipe sólida e bem estruturada, as decisões têm de ser tomadas com razão, não com coração (perdoem-me pelo outro clichê).

Por isso a pergunta é tão importante: você precisa daquela pessoa como funcionária? Se for um parente seu, qualificado e apto a exercer as funções que sua empresa precisa, ótimo. Por que não contratá-lo? Agora se a ideia é abrir concessão e “investir em um talento”, questione-se se você daria essa mesma oportunidade para a pessoa caso não houvesse laços de sangue envolvidos. Seja sincero.

No mais, não devem ser dados ou tirados privilégios das pessoas só porque elas são da família ou vêm de fora. Trate todos com respeito e de forma igualitária – só assim você terá o retorno de uma companhia séria, equilibrada e sadia.

Ajudou? Se ficou alguma dúvida, comente este post! Toda sexta-feira, o #ClicoResponde a uma questão.

 

[button link=”https://guiaempreendedor.com/duvidas-de-como-gerir-sua-empresa-mande-para-nos-que-o-clicoresponde/” target=”blank” color=”8BC751″ icon=”fa-check” style=”pill” size=”large” tooltip=”Tire sua dúvida”]Tem uma pergunta? o #ClicoResponde[/button]

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!