Poucas empresas aproveitam o potencial da internet para ganhar dinheiro. Entenda como se destacar
Sabe qual o melhor lugar para esconder um corpo? Na segunda página de resultado de pesquisas do Google – ninguém jamais vai até lá. A princípio, essa piadinha ilustra a importância do uso da internet, nos dias atuais, para se fazer negócios. E um grande aliado para ser bem colocado nas ferramentas de busca é a estratégia de Search Engine Optimization, ou Otimização dos Sistemas de Busca (SEO). Mas, aparentemente, as pequenas e médias empresas brasileiras pouco sabem sobre essa alternativa.
Saiba Mais
Minha empresa tem que estar nas redes sociais?
Redes sociais: comportamentos que podem destruir a imagem da sua empresa
Clico Responde: Twitter para empresas é uma boa opção?
Gosto muito de pensar em novas formas de vender meu serviço, e por isso comecei a pesquisar mais sobre estratégias na internet, para elevar a receita sem aumentar minhas despesas. No meio do caminho encontrei um livro muito interessante, o “Estratégias de Marketing Digital e E-commerce”, de Sandra Turchi, da Digitalents.
Achei o seguinte trecho, logo no começo do livro: “apesar de todas as inovações tecnológicas e da disponibilidade de ferramentas gratuitas na internet […], a realidade tem demonstrado que uma parcela representativa das pequenas e médias empresas ainda não usufrui desses recursos como deveria (e poderia) e nem sequer está familiarizada com as terminologias relativas a essas atividades”, conta a autora.
Segundo a ACSP em 2010, 60% das PMEs paulistas tinham site, mas apenas 36% faziam negócios pela web.
Mas o que é SEO?
A estratégia de SEO consistem em fortalecer seu site para que ele apareça nos primeiros resultados sobre os produtos que você vende, assim o potencial cliente te encontra com mais facilidade. Para isso, primeiramente é preciso entender como o algoritmo do sistema de busca funciona e quais são os principais termos que usuários interessados no seu produto utilizam quando fazem buscas.
Para fortalecer o SEO, é preciso seguir várias atividades, entre elas a estrutura de códigos de seu site, o quanto de outros sites que referenciam a sua URL e se você compartilha conteúdo, ou não. Em suma, sites corporativos que têm blogs aparecem 400% mais nos resultados de busca do que aqueles que não possuem. Calma, nós iremos te contar o porquês!
Como montar uma estratégia?
Uma estratégia forte de SEO necessita de um mapa de pontos de contato em seus endereços digitais, o “brand building”. O mais inteligente é definir isso alinhado ao que o seu público costuma acessar. Segundo Rafael Rez Oliveira, fundador da Webstratégica, é interessante estar em: blog, Twitter, LinkedIn, Facebook, Youtube, Vimeo, Slideshare, Formspring, Flickr e Pinterest de forma a ser encontrado, com facilidade, em qualquer ambiente.
Rez tem um vídeo bem interessante no Facebook que dá os primeiros passos para se montar uma estratégia de SEO. Nele você aprende como posicionar bem o site da sua PME nas buscas no Google. Veja só: