5 Mandamentos para um planejamento financeiro empresarial eficiente

5 Mandamentos para um planejamento financeiro empresarial eficiente

Uma das áreas que mais preocupa qualquer empreendedor é a financeira. É com base nela que tudo acontece: não é possível dar um passo sequer sem ter dinheiro em caixa, saber o que está realmente disponível, o que é preciso pagar, e outras informações que só se pode ter com exatidão a partir do planejamento financeiro eficiente.

Dada a importância desse planejamento para sua empresa, decidi dedicar um tempo à escrita deste post.

Leia, abaixo, as 5 coisas que considero essenciais para executar um planejamento financeiro para a sua empresa!

1. Enxergue com realismo a situação atual da empresa

Esse é um ponto decisivo: somente tendo clareza sobre a atual situação do seu negócio será possível planejar que rumo as suas finanças – e todo restante – deverão tomar. Veja a situação das contas bancárias da empresa, se há financiamentos de equipamentos ou empréstimos em andamento, levante possíveis débitos junto a fornecedores, entre outros indicadores da saúde financeira do empreendimento.

2. Passe a usar um aplicativo de gestão financeira

Para elaborar um planejamento financeiro realmente capaz de te guiar nos próximos passos a dar em seu empreendimento, é importante considerar a adoção de um sistema de gestão. Ao automatizar processos, você ganhará tempo e precisão: poderá, entre outras coisas, controlar as contas a pagar, o que permitirá uma ampla visão do fluxo de caixa da sua empresa.

Outros elementos que podem ser melhor geridos com a utilização de um sistema online de gestão de negócios – e cuja visualização, de outra maneira, costuma ser imprecisa –, são:

  • Controle de estoque
  • Folha de pagamentos
  • Recebimentos e pagamentos em curto, médio e longo prazo

3. Mantenha em bons níveis o capital de giro

Seu planejamento financeiro pode furar totalmente se você precisar recorrer a empréstimos bancários caros, por conta de algum imprevisto – como reparos na sede da empresa, ou outros problemas circunstanciais que podem mesmo aparecer de repente. Também ocorrem casos ligados à rentabilidade do negócio, que, por motivos impossíveis de prever, está sujeita a momentos de baixa.

Para garantir seu negócio, mantenha o capital de giro em bons níveis. Isso, porque é a ele que você recorrerá, se os imprevistos acontecerem, além de ser o lastro para suas vendas a crédito.

4.  Planeje seus ganhos

Não basta programar as despesas, em um planejamento financeiro. Os ganhos também precisam ser pensados, para traçar estratégias que alavanquem os negócios e coloquem a empresa no patamar desejado.

Isso, com senso de realidade: trace metas atingíveis, ao fazer suas projeções futuras. Se com determinada ação promocional você pretende aumentar o faturamento, seja para saldar compromissos ou fortalecer pontos que considera fracos no seu negócio, nada de sonhar alto demais!

5.  Mantenha cada conta em seu lugar

Quando as contas pessoais se misturam às da empresa, é hora de colocar cada uma em seu lugar. Tudo aquilo que se referir ao âmbito da empresa, cada centavo que entrar e sair, deve ser movimentado em conta própria: a da pessoa jurídica.

Fazer isso evitará levar o dinheiro da empresa para a vida privada desordenadamente, uma das consequências mais comuns de um financeiro bagunçado.

Além de todos os pontos que mostrei a você, lembre-se de que manter-se no orçamento, fazer um bom fluxo de caixa, e acompanhar diariamente o desempenho financeiro da sua empresa são práticas fundamentais para as finanças ficarem equilibradas. E que o planejamento financeiro não é nenhum bicho de sete cabeças: é só mais um dos desafios do empreendedorismo, que você, amigo empresário, precisa saber enfrentar!

Vai começar já seu planejamento financeiro? Ainda com dúvidas a respeito de como fazê-lo? Comente aqui comigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!