Capacitação e estudo são pilares para quem deseja conhecer novas ferramentas e colocar em prática métodos eficientes de gestão. Que tal investir em um curso para empreendedores?

A modalidade aborda temas relevantes a quem lidera equipes no ramo corporativo e precisa lidar com vendas, marketing e negociação — e você já não precisa se deslocar até a unidade de ensino se quiser ter acesso ao conteúdo.

Quer otimizar a gestão, bater metas consistentemente e melhorar os resultados de sua empresa? Confira alguns cursos interessantes, a importância e os benefícios de investir na sua formação.

Por que investir no desenvolvimento como empreendedor?

O amplo e fácil acesso à informação é uma das principais características da era digital, também marcada por interações e relações de consumo dinâmicas, tecnologia em crescente expansão e robotização de processos. Esse sistema fomenta a competitividade no ramo corporativo despertando a necessidade do profissional de estar continuamente se atualizando sobre as novidades em gestão e vendas, por exemplo, aspectos cruciais no sucesso de qualquer empreendimento.

Não é à toa que as empresas brasileiras investiram R$ 2,21 milhões em T&D em 2018. No entanto, o aporte ainda é pequeno em comparação com o realizado nos Estados Unidos: representa apenas 1,62% da folha de pagamento no Brasil, enquanto atinge os 3,62% na terra do Tio Sam.

Desafios de quem empreende

Infraestrutura precária e onerosa à logística, encargos previdenciários e trabalhistas pesados, falta de incentivo à pesquisa e inovação, alta carga tributária e burocracia excessiva são alguns entraves encontrados por quem deseja ter seu próprio negócio. O curso para empreendedores o ajuda a se preparar melhor para enfrentar tais desafios, mantém seu negócio competitivo no segmento em que você atua e reflete positivamente em resultados como produtividade e faturamento.

Ainda, a rotina do gestor requer: liderança da equipe, análise de mercado, estabelecimento e acompanhamento de indicadores e metas, negociação com fornecedores e parceiros comerciais. Além disso, é necessário cumprir com as obrigações fiscais enquanto preza pela saúde financeira do empreendimento, fazer fluxo de caixa, reduzir custos estrategicamente, prospectar clientes e fidelizá-los, entre tantas outras medidas que só serão bem estruturadas e adotadas se o empresário tiver conhecimento amplo em gestão.

Em quais áreas o empreendedor precisa se desenvolver?

Alguns setores encabeçam atividades essenciais a qualquer empresa, razão pela qual despertam o dono do negócio precisa estar bem informado sobre tais assuntos. Confira os principais.

Vendas

Muitas habilidades são requeridas da prospecção e qualificação de clientes ao fechamento do negócio e fidelização. É necessário analisar hábitos de consumo, o perfil do consumidor, desenhar as etapas, fazer a abordagem, investir em comunicação e agregar valor ao bem ou produto na hora de negociar.

Se quiser aumentar as vendas com qualidade e segurança, existem ótimos cursos para empreendedores no mercado ensinando sobre coleta de dados no planejamento eficaz desse processo. Assim é possível disseminar adequadamente a informação para a equipe, convencer o consumidor e conseguir até reduzir o tempo de compra.

Gestão financeira

Você está alocando recursos adequadamente? Calcula o ROI? Controla custos e capital de giro? Tem planejamento financeiro? Está ciente dos tributos incidentes e de quais incentivos fiscais sua empresa pode usufruir? Opte por um curso para empreendedores que o ensine sobre gestão financeira: análise e projeção de investimentos, receitas e despesas, DRE e fluxo de caixa. Aprenda a analisar indicadores de resultados como a rentabilidade e o ponto de equilíbrio, pois os números mostram objetivamente a efetividade das medidas gerenciais adotadas.

Gestão empresarial

O sucesso de toda organização, independentemente do porte ou segmento, depende da tomada de decisão do gestor, que precisa ter conhecimento para montar e validar um modelo de negócios, as operações, criar diretrizes (missão, visão e valores), cultura, estabelecer indicadores, metas e desenvolver produtos de forma estruturada.

Um curso para empreendedores na área de gestão empresarial o ensinará a atuar estrategicamente no âmbito corporativo falando sobre técnicas de comunicação executiva com a equipe, cadeia de valor e ferramentas como o Canvas, o Balanced Scorecard e a análise SWOT.

Negociação

O gestor precisa se relacionar com bancos, clientes, fornecedores e parceiros comerciais (como a empresa de logística que entrega seus produtos) para impulsionar seu negócio. Os números e os termos firmados entre as partes impactam diretamente na atividade empresarial.

A negociação exige a administração de interesses e a inteligência emocional, envolve propostas, comunicação negociativa e relacionamento. Se quiser um processo bem estruturado e aprender mais sobre persuasão, procure um curso para empreendedores na área. Você precisará muito das técnicas e do conhecimento no assunto.

Marketing

As vendas são responsáveis pelas grandes entradas de dinheiro em caixa, mas bons resultados só serão atingidos se o produto desenvolvido ou serviço prestado for divulgado de forma assertiva em canais de comunicação utilizados pelo público-alvo. O empreendedor precisa estar por dentro de conceitos e práticas atrelados ao marketing, principalmente ao marketing digital. Estou falando de produção de conteúdo, branding, SEO e link building, capazes de otimizar o uso da internet e orientar sobre a utilização de meios publicitários efetivos.

Ferramentas e inovação

O que você sabe sobre big data e CRM (Customer Relationship Management)? Inteligência artificial e métodos eficientes de atendimento ao cliente são a essência de muitos softwares utilizados atualmente no mercado corporativo. Como eles otimizam operações e a rotina laboral, é imprescindível entender e implementar tais tecnologias.

Desenvolvimento pessoal

Algumas técnicas como a programação neurolinguística ajudam o empresário a se conectar com os stakeholders (colaboradores, fornecedores, clientes, investidores e parceiros comerciais) mais facilmente. Elas podem ser usadas para aumentar sua rede de contatos fortalecendo sua influência no ambiente corporativo enquanto aprimoram suas habilidades interpessoais, imprescindíveis a quem deseja destaque no ramo e bons frutos na carreira.

Quais são os benefícios de investir em cursos para empreendedor?

Ressaltadas a importância e as áreas de conhecimento essenciais a quem deseja ter a própria empresa, é hora de falar das vantagens obtidas ao investir na sua formação. Confira!

Visão mais estratégica

O empresário está no nível institucional, ou seja, é responsável pela análise sistêmica da companhia para organizar essa complexa estrutura, fazer planejamento, traçar planos de ação, desdobrar as metas e orientar os níveis inferiores (tático e operacional). Um curso para empreendedores os ajuda a ter visão do todo e a pensar nos resultados a curto, médio e longo prazo. Assim, a tomada de decisão é respaldada e as estratégias norteiam dia a dia as tarefas até que os grandes objetivos sejam alcançados.

Conhecimento especializado

Como você vai desenvolver a prospecção de clientes se não tiver completo domínio do processo de vendas? Sabe o que é um pipeline? Como estruturar um? Quais indicadores eleger? Como monitorar a efetividade de suas tarefas?

Conhecimento especializado permite ao empresário correr riscos calculados, ajuda na questão operacional e tática, torna as metas objetivas e bem determinadas. Além disso, favorece a criação de um plano de contingência para correção rápida e eficaz das falhas. Quanto mais você entender seu segmento de atuação, maiores as chances de sucesso.

Otimização da gestão da empresa

Um curso para empreendedores é capaz de ensinar a matéria enquanto desenvolve competências inerentes ao líder: capacidade de persuasão, persistência e resiliência. Quando você investe na sua formação, o impacto é sentido pela equipe: fortalecimento da governança corporativa, efeitos positivos na cultura e clima organizacional. Se os direcionamentos e processos são otimizados, os colaboradores se sentem valorizados e ganham motivação. Satisfeitos com o ambiente laboral e a melhoria da gestão, têm maior produtividade, reflexo positivo nos resultados da empresa.

Melhoria do relacionamento com colaboradores e fornecedores

Um curso para empreendedores desenvolve suas habilidades como líder. A educação corporativa muda o comportamento, a forma de pensar, a abordagem ao cliente, táticas de marketing e até mesmo seu posicionamento no mercado. Colaboradores e fornecedores gostam de trabalhar com gestores que saibam do que estão falando, com domínio da teoria, da prática e conhecimento técnico no assunto. Seu modus operandi funciona com clareza e denota transparência, estreitando a relação entre as partes.

Diferenciação no mercado

O desenvolvimento profissional é imenso quando se investe em curso para empreendedores. Suas habilidades interpessoais são desenvolvidas enquanto você se capacita para atuar com perícia e precisão no seu segmento corporativo. O investimento na área agrega valor ao currículo e torna  sua experiência mais interessante. Mesmo que você não queira mais ser empregado, pense no quanto a formação pode alavancar seu papel como referencial no mercado e o consolidar como palestrante, por exemplo, fortalecendo seu networking.

Por que optar por cursos online?

Qualquer um que queira se tornar um grande empreendedor precisa fazer uma ótima gestão do tempo para dar conta de todo o trabalho sem comprometer a vida pessoal. A flexibilidade de horários da formação em ambiente virtual é apenas uma das vantagens da modalidade de ensino a distância. Confira outras!

Interatividade

As instituições que disponibilizam cursos online investem na experiência do usuário se dedicando a tornar o processo de aprendizado interessante. Assim, além de se preocuparem com a didática, amparam o aluno em uma rede online com instrutores e relatórios virtuais de desempenho, bate-papo e grupo de estudos.

Atualização

Como o material de apoio é fornecido pela internet, ele pode ser atualizado constantemente. De tal forma, o empreendedor não perde as novidades do mercado e pode se antecipar à concorrência. Vale ressaltar: os certificados são iguais aos do ensino presencial.

Economia

Curso para empreendedores no ambiente virtual tendem a ser mais barato se comparado ao ensino em sala de aula. A diferença de custo se dá sem comprometer o conteúdo, transmitido até mesmo a partir de metodologias utilizadas por universidades internacionais renomadas — Harvard, por exemplo.

Como escolher os melhores cursos online para empreendedores?

Primeiramente, verifique a grade curricular para avaliar se ela atende à sua demanda, segmento de atuação e necessidade de atualização. Confira a credibilidade da empresa por trás da oferta, os profissionais que ministram as aulas e as garantias que você tem. Veja por quanto tempo o curso para empreendedores em questão fica disponível para visualização, se há como monitorar seu desempenho e por quais plataformas é possível obter acesso ao conteúdo.

Confira os requisitos de hardware e software para ter acesso às aulas e como é feito o suporte ao aluno. Não deixe de ver os feedbacks e buscar recomendações sobre o programa.

Existem vários tipos de curso para empreendedores no mercado. Você com certeza encontrará um capaz de atender suas exigências. Priorize sua necessidade imediata em determinado assunto e inicie a busca. Inclusive, fique à vontade para começar olhando no site do Guia do Empreendedor.

Gostou do assunto? Então, mantenha-se atualizado assinando a nossa newsletter!

Matérias relacionadas:

Empreendedorismo

VER todos